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    Escola Secundária Alves Martins - CQ na ESAM

    Centro Qualifica - ESAM

    Bem-vindo

    Assista ao vídeo: “Agarre em si e invista no seu futuro”

     

     

    INTRODUÇÃO

    O Centro Qualifica da Escola Secundária Alves Martins tem como principal objetivo contribuir para “Uma Educação para Todos e de Qualidade”, como tal, qualquer jovem e/ou adulto que se dirija à escola para obter uma resposta sobre a qualificação mais adequada e ajustada ao seu perfil é encaminhado para o Centro Qualifica,  que dará a resposta mais adequada. Existe um princípio partilhado por todos os serviços (centro qualifica, serviços administrativos), o de “nenhum candidato fica sem resposta quer seja interna ou externa”. A atuação conjunta e a disseminação deste princípio pela nossa escola e pelos outros agentes/entidades da educação tem levado a um aumento gradual e contínuo da procura dos nossos serviços para dar resposta a situações diversificadas. De seguida, detalhamos as 3 dimensões:

    - Inscrições – Os candidatos que procuram o Centro têm condições socioeconómicas diversificadas e encontram-se em situação de qualificação muito distintas que passamos a nomear:

    • Candidatos menores de 18 anos sem a conclusão do 9.ºano;
    • Candidatos maiores de 18 anos e menores de 23 anos sem a conclusão do 9.ºano;
    • Candidatos menores de 18 anos sem a conclusão de nível secundário e em risco de abandono escolar;
    • Candidatos maiores de 18 anos sem a conclusão de nível secundário (10.º ano, 11.º ano, 12.º ano incompletos);
    • Candidatos maiores de 18 anos encaminhados por outras entidades para D.L n.º 357/2007;
    • Candidatos maiores de 18 anos com cursos efas de dupla certificação incompletos;
    • Candidatos maiores de 18 anos sem competências básicas;
    • Candidatos maiores de 18 anos sem 4.º, 6.º e 9.ºanos;
    • Candidatos maiores de 18 que pretendem adquirir competências em áreas diversificadas e diferentes das suas áreas de formação.

    No que diz respeito ao processo de RVC de NS na sua maioria são ativos /empregados. No que diz respeito ao nível básico, observam-se as duas condições face ao emprego: empregado e desempregado. Temos assistido a um aumento na procura de qualificação ao nível B1 e de competências básicas, inclusivamente estamos a desenhar estratégias de atuação conjuntamente com outros parceiros no sentido de dar uma melhor resposta aos candidatos.

    - Encaminhamentos – O Centro tem o cuidado de encaminhar para a oferta que melhor se adequa à situação do candidato, contudo existem casos em que há alterações de contextos/circunstâncias da parte do candidato e, como tal, dá-se início a um processo de reorientação. O trabalho conjunto com os parceiros e a obrigatoriedade do encaminhamento ser feito pelo centro, fez aumentar significativamente o número de encaminhamentos, mas também permite fazer um levantamento mais facilmente de pessoas sem a qualificação de nível básico e secundário.

    - Certificações nas diferentes modalidades, decorrentes da intervenção do Centro – O Centro teve intervenção em diferentes modalidades: ensino recorrente, EFA (A,B e C); D.L n.º357; Formação Modular; Português para Falantes de Outras Línguas e Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, podendo os dados serem consultados na plataforma SIGO.

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    EQUIPA

    A equipa técnico-pedagógica é constituída por:

    Coordenador;

    3 psicólogas/TORV;

    3 Técnicos de Orientação, Reconhecimento e Validação de competências (TORV);

    Formadores das diversas áreas de competências-chave tanto do nível básico como do nível secundário;

    Todos os elementos da equipa possuem experiência de vários anos na educação/formação e orientação de jovens e adultos, o que permite garantir um serviço de qualidade.

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    PRINCÍPIOS

    Os princípios que orientam as ações dos Centros Qualifica caracterizam-se por privilegiar a aprendizagem ao longo da vida, e os contextos informais e não-formais de aquisição e desenvolvimento de competências e saberes, a par com os contextos formais de aprendizagem.

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    MISSÃO DO CENTRO QUALIFICA DA ESAM

    Os Centros Qualifica são estruturas que permitem a interligação entre educação, formação profissional, qualificação e emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida e devidamente autorizado pela Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, I.P. (ANQEP) pelo Despacho nº 1971/2017.

    O Centro Qualifica da ESAM tem como missão:

    • Apoiar os candidatos na identificação de respostas educativas e formativas adequadas ao seu perfil, tendo em conta as necessidades de qualificação do candidato e do mercado de trabalho;
    • Desenvolver processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) de âmbito escolar

    No Centro Qualifica da ESAM, pode-se encontrar o processo educacional, o percurso de formação ou a acreditação da solução de aprendizagem prévia que melhor se adapte à sua situação, expectativas, interesses e disponibilidade.

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    DESTINATÁRIOS

    • Adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação ou que procurem melhorar a sua situação face ao mercado de emprego.

    • Jovens entre os 15 e os 29 anos que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.

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    ETAPAS DE INTERVENÇÃO

    O Centro Qualifica da ESAM desenvolve a sua atividade de acordo com as seguintes etapas de intervenção:

    1- Acolhimento

    Inscrição do candidato (jovem ou adulto) e seu esclarecimento, considerando a missão e o âmbito de intervenção do Centro Qualifica;

    2- Diagnóstico

    Análise do perfil do candidato, com o objetivo de identificar respostas de educação e/ou formação ajustadas à sua situação (motivações, necessidades e expetativas);

    3- Informação e Orientação

    Identificação de projetos individuais de educação e qualificação profissional, tendo presente opções realistas de qualificação, prosseguimento de estudos e/ou de integração no mercado de trabalho;

    4- Encaminhamento

    Concretização do encaminhamento do candidato para uma oferta de educação e/ou formação profissional ou ainda para um processo de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências – RVCC (caso tenha entre 18 e 23 anos inclusive, terá de possuir pelos menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada), tendo por base o processo prévio de diagnóstico e orientação.

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    FLUXOGRAMA

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    Processo de RVCC

    Através do processo de RVCC o adulto pode concluir o nível básico (B1, B2 ou B3) ou secundário de escolaridade com respetiva equivalência ao 4º, 6º, 9º ou 12º ano.

    O Processo RVCC tem como objetivo reconhecer, validar e certificar as competências escolares e profissionais adquiridas ao longo da vida, em diferentes contextos, permitindo ao adulto identificar as aprendizagens realizadas com base na sua experiência pessoal/social, profissional e escolar/formativa.

    O processo de RVCC está assente em metodologias de Abordagem (Auto)Biográfica, Portefólio e Balanço de Competências orientadas segundo um Referencial de Competências-Chave.

    A certificação de competências escolares é realizada através de uma prova perante um júri de certificação. Esta prova consiste na apresentação de temas desenvolvidos no Portefólio de acordo com o referencial, devidamente determinados e orientados pelos formadores de acordo com as pontuações obtidas na sessão de validação, nas diferentes áreas de competência-chave.

    O processo é organizado nas seguintes fases:

    1. Identificação e Valorização de Competências;

    2. Frequência de Formação Complementar Interna ou Externa obrigatória (mínimo de 50 horas);

    3. Avaliação e Validação de Competências;

    4. Certificação das Competências (total ou parcial).

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    Modalidades do Processo de RVCC

    1-      Presencial – O Centro presta um atendimento/apoio individualizado ou em grupo, com datas previamente determinadas num cronograma. O objetivo final é o mesmo: reconhecer e validar competências.

    2-      Modalidade b-Learning (blended-learning) - Os procedimentos e os objetivos são os mesmos. A diferença prende-se com a tipologia das sessões. Deixa de existir a presença física permanente dos técnicos (Profissionais de ORVC ou Formadores) e as atividades, assim como a comunicação entre as partes passam a ser efetuadas de uma forma alternada, ou seja, sessões presenciais e sessões síncronas (Skype, Teams e Zoom) ou assíncronas (email).

    3-      Modalidade e-Learning (electronic learning) - Os procedimentos e os objetivos são os mesmos das modalidades anteriores. Muda a grau de envolvimento presencial entre técnicos e candidatos. O Processo desenvolve-se on-line, abolindo-se as sessões presenciais. As atividades, esclarecimento de dúvidas, orientações para evidenciação de competências e outros processos passam a ser realizados exclusivamente através das seguintes plataformas: Skype, Teams, Zoom e Email. O Centro adota esta modalidade nos seguintes casos:

    a) adulto emigrante;

    b) adulto em mobilidade profissional temporária;

    c) adulto com doença ou problema de saúde que impossibilita a sua deslocação.

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    Actualizado em (Sexta, 01 Maio 2020 14:33)